segunda-feira, 29 de novembro de 2010

BRIGADEIRO - origem

Brigadeiro, ou negrinho, é um doce brasileiro criado na década de 1940, comum em todo o país e normalmente presente nas festas de aniversário, junto com o cajuzinho e beijinho.
O brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso. 
 Ainda faltava dar um nome para o novo doce. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: 'Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro.' Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. E as mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do 'santinho' tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos. Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original.

Nenhum doce é tão aclamado no Brasil quanto ele. Querido entre as crianças, desejado pelas mulheres, nem os homens escapam a seu sabor e a sua consistência que derrete na boca. Além de ser gostoso, o brigadeiro é tipicamente brasileiro. Está para o mundo da sobremesa como a cachaça está para o universo da bebida. Não à toa, é um dos doces com maior número de variações na confeitaria nacional.

 Redondinho e apetitoso, o brigadeiro tradicional é feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga e coberto com chocolate granulado. “O segredo do bom brigadeiro é o ponto, assim como a matéria-prima, que tem de ser de boa qualidade.

As peças da coleção, aparecem numa forma renovada e com uma linguagem atual, para atender esse público jovem feminino.
A coleção brinca com muitos diferenciados, como glitter, espatulados, amassadinhos.
As formas são arredondadas, com variações no shape, que vão desde cortes básicos, como aos mais arrojados, blusas amplas e estruturadas ressaltam o estilo.
Para embelezar ainda mais as peças, aparece os aviamentos, botões dos maiores ao menores, rebites, ilhoses.
A cartela de cores é formada pelo marrom, preto, branco, bege, prata, dourado, rosa, azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário